O que é a inflação?

Atualizado: 13 de set. de 2021

Todo dia ao acompanhar as noticias sobre a economia, você já deve ter se deparado com as seguintes noticias: "A inflação está subindo...", "A alta nos preços é impacto da inflação...", entre muitas outras coisas. Mas enfim, o que é essa tal de inflação?


A inflação é algo que permeia a economia mundial há anos, não é um fato recente, ela vem desde a Roma antiga, e está presente até hoje. Se você viveu na época pré-Plano Real - o que não é o meu caso - você deve ter ouvido falar muito sobre a inflação, e ainda mais, deve ter péssimas recordações dessa palavra de três sílabas. Se você, como eu, não viveu essa época, não se preocupe, irei falar um pouco sobre esses dias terríveis.


Para entender melhor o que é a inflação, vamos supor um cenário hipotético - porém, que pode ser observado com grande frequência em nosso mundo.

Você é o Rei do Reino Unido das Ilhas Gabriel, para ficar mais fácil, vamos chamar de RUIG. Como moeda corrente do reino, temos o Zap (Quem pegou a referência, pegou), que possuem exatamente à 10 gramas de ouro puro.

Seu reino está passando por serias dificuldade econômicas e de infraestrutura, pois a ponte que liga as duas principais ilhas caiu, e você precisa reconstruí-la imediatamente, porém está sem Zap's o suficiente, então é quando você tem a brilhante ideia, "Vou fabricar mais Zap's", porém para fabricá-los, você precisa de ouro, porém, você não tem metal suficiente para custear a fabricação da ponte. Então, após longos períodos pensando sobre o assunto, você tem a brilhante ideia de fabricar o Zap com menos ouro, e no lugar, colocar um menos valioso. Então o RUIG começa a fabricar Zap's com 6 gramas de prata e apenas 4 gramas de ouro, e em comemoração à ponte que será construída, no anverso da moeda há a figura de uma ponte gravada.

Tudo certo, você resolveu o problema da ponte, aumentando a oferta monetária em mais 50%, com os novos Zap's que cunhou, e, com eles, pagou por todos os materiais da ponte e pagou o salário dos funcionários envolvidos na obra, agora tudo está perfeito. Porém, o contrário estava ocorrendo, estava tudo péssimo, e por dois motivos:


Você se lembra que para pagar os funcionários e comprar a matéria prima da ponte, você cunhou mais Zap's? Então, você pagou ao comerciante de madeira - material utilizado na ponte - com as novas moedas, este, por sua vez, possuía agora uma grande quantidade de dinheiro em sua posse, e decidiu comprar mais algumas carroças para ele e sua família se locomoverem com mais facilidade, e então foi até ao comerciante de carroças e comprou as únicas duas carroças de seu estoque. O comerciante de carroças, temendo ficar sem atender seus clientes, foi até o vendedor de madeira, afim de comprar mais madeira para fabricar mais carroças, porém recebe uma noticia não muito agradável:

- Só posso te vender madeira o suficiente para fabricar uma carroça, pois o Rei comprou quase todo o estoque para a construção da ponte, e outra, por serem as ultimas madeiras do reino, vou vender um pouco mais caro que antes, pois há muitas pessoas interessadas.

O fabricante de carroças reluta, porém no fim aceita, pois haviam pessoas na fila de espera por uma carroça. Ele então fabrica a carroça com o restante de madeira, porém na hora de vende-la, ele aumenta o preço, pois, teve que pagar mais pela madeira, e muitas pessoas estavam em busca de uma carroça, e ele sabia de um fato interessante, todos que queriam comprar a carroça, eram pessoas que trabalharam para o reino na obra da ponte, logo, tinham muito dinheiro à disposição, então não ligariam em pagar um pouco à mais pelo bem.

O problema no reino se instaurou quando todos começaram a pensar de tal modo. O preço dos itens subiu drasticamente, os primeiros a receber o "novo dinheiro", não sofreram tanto, porém, as pessoas quem não trabalharam na construção da ponte, foram as mais afetadas pelo aumento da oferta monetária.


E como nada é tão ruim que não possa piorar, a população começou a perceber que o Zap, com a inscrição da ponte em seu anverso, possuía menos ouro que o antigo, passaram a não aceitar mais essa moeda, o que antes poderia ser comprado por um Zap, agora era comprado por quatro Zap's novos, ele foi perdendo seu valor. E você, Rei, tinha contas a pagar, e a moeda que tinha nos cofres já não valia o mesmo que antes, e não dava para sanar as dívidas. Então, mais uma vez, toma a decisão de inflacionar a moeda, cortando ainda mais a quantidade de ouro presente no Zap, de 4 gramas, agora para 1,7 gramas.


Adiantando a história, a economia do reino vai à ruína, a população se revolta e te expulsa do reino.


MAS ENTÃO, O QUE É A INFLAÇÃO?


Como podemos ver, a inflação nada mais é que a desvalorização da moeda, seja pelo aumento da oferta monetária, ou pela perda de confiança. Atualmente podemos ver ambos os cenários acontecendo no mundo. Quando um país decide imprimir mais papel moeda - ou nem isso, hoje com o uso do dinheiro de forma virtual, basta apenas acrescentar alguns dígitos na conta das pessoas - ele está aumentando a oferta monetária daquela moeda, seja dólar, real ou euro, e pelo principio da oferta/demanda, se a demanda por aquela moeda não for proporcional ao aumento de sua oferta, ela irá se desvalorizar.

Há inflação quando a moeda perde a confiança. A confiabilidade que uma moeda passa para a população, está muito ligado às incertezas políticas e às más politicas de governo. Por exemplo, você deve ter reparado que em períodos que antecedem as eleições presidenciais do Brasil, o preço do dólar costuma variar muito, isso é por conta das incertezas sobre os possíveis cenários políticos que estão por vir. Um adendo, nesses casos, ao contrário do senso comum, não é o preço do dólar que variou, e sim o real que se desvalorizou, ou valorizou perante à moeda americana.

As más políticas de governo podem ter um grande peso sobre a desvalorização da moeda, pois quando um governo não toma decisões a fim de zelar pela economia do país, as pessoas, em especial investidores estrangeiros, não sente-se confiantes em investir no país, diminuindo a demanda pela moeda.


Como podemos ver, a inflação não é algo recente, como mencionei no começo deste artigo, as pessoas que viveram no período que se antecedeu Plano Real, vivenciaram momentos de hiperinflação, onde os preços no mercado variavam em questão de minutos, um produto que você comprava a um valor X, cerca de 2 horas depois, já custava 2X. Esse período influenciou muito na visão econômica e financeira dessas pessoas, mas isto é assunto para outro artigo.


Por: Gabriel Felipe


Fonte: VERSIGNASSI, Alexandre. CRASH: Uma Breve História da Economia. Rio de Janeiro. HarperCollins Brasil, 2019

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo